A resiliência é a capacidade de se adaptar, superar adversidades e se recuperar de situações desafiadoras. É a habilidade de enfrentar problemas, crises, traumas ou estressores significativos e manter um equilíbrio emocional, psicológico e físico, mesmo diante das adversidades. A resiliência não significa simplesmente “superar” os problemas, mas sim aprender com eles, crescer e se fortalecer como resultado.
Vários fatores contribuem para a forma como as pessoas se adaptam às adversidades, incluindo a maneira como os indivíduos veem e interagem com o mundo, a disponibilidade e qualidade dos recursos sociais e estratégias específicas de sobrevivência.
A resiliência pode ajudar a proteger a pessoa de problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, além de lidar com fatores que podem aumentar o risco de comprometimento da saúde mental, como sofrer bullying ou traumas.
A saúde mental é indispensável para a manutenção da saúde geral, pois ela influencia em como pensamos, sentimos, agimos e lidamos com o estresse, relacionamentos e desafios da vida.
Ao desenvolver a resiliência, essencial para lidar com os desafios, é possível construir relações mais saudáveis, compreender suas próprias emoções e aceitar as mudanças, ao compreender que elas são uma parte natural da vida.
A investigação psicológica demonstra que os recursos e competências associados à resiliência podem ser cultivados e praticados.
Sugestões que podem contribuir com a resiliência:
E quando procurar por ajuda?
Tornar-se mais resiliente leva tempo e prática. Quando notar que não está progredindo ou que a saúde mental pode estar comprometida, converse com um profissional de saúde – médico e psicólogo. Com orientação adequada, você pode melhorar sua resiliência e bem-estar mental.