A Hepatite viral é uma doença que pode ser causada por alguns tipos de vírus, dentre eles o vírus da hepatite B. Ela é transmitida através do sangue, do sêmen, de secreções corporais infectadas e durante o parto.
Dentre as formas mais comuns de contágio, destacam-se: relação sexual sem proteção, procedimentos dentários e médicos; procedimentos na manicure ou podólogo; na realização de tatuagens ou colocação de piercings e, no compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas.
A transmissão também pode acontecer da mãe para seu bebê durante a gestação ou no momento do parto.
A vacinação contra hepatite B é uma importante forma de prevenção dessa doença. Ela é indicada para todos os brasileiros, a partir do nascimento.
A vacina contra hepatite B é indicada para todas as pessoas desde o nascimento. O Ministério da Saúde recomenda seguir o esquema de vacinação abaixo:
Importante: A vacina oferece proteção contra hepatite B podendo consequentemente evitar também a contaminação pela hepatite D.
A vacina contra hepatite B consiste de subunidades do vírus da hepatite B (HBsAg) produzidas em células de fungo (S.cerevisiae), por recombinação.
Contém alumínio e pode conter neomicina. Sua eficácia é superior a 95%.
A via de administração da vacina de hepatite B é por via intramuscular, profunda.
Local aplicação:
Essa vacina não deve ser aplicada na região glútea.
Após a aplicação da vacina contra hepatite B, alguns pacientes podem apresentar dores, vermelhidão, formação de nódulo e inchaço local.
Ocasionalmente, forma-se nódulo subcutâneo. Além disso, fadiga, febre baixa, náuseas e cefaléia podem ocorrer, mas em geral, trata-se de coincidência temporal.
Os eventos adversos geralmente são de duração curta, até 48 horas pós-aplicação. Em casos de dor, vermelhidão e inchaço no local, realizar compressa fria de três a quatro vezes ao dia durante as primeiras 48 horas pode aliviar a dor.
A vacina de Hepatite B é contraindicada nos seguintes casos:
Importante: essa vacina pode ser aplicada simultaneamente a outras vacinas ou a qualquer intervalo entre elas.
Você pode agendar a aplicação da vacina contra Hepatite B em uma de nossas unidades comprando através da loja virtual, em uma de nossas unidades ou então solicitando o atendimento móvel.
Quais grupos de risco são especialmente encorajados a se vacinar contra a Hepatite B?
No Brasil toda a população deve se vacinar. Profissionais de saúde e profissionais do sexo devem, idealmente, confirmar a imunidade um a dois meses após a última dose do esquema. Pacientes especiais (renais crônicos, imunodeficientes, etc) podem necessitar dose dobrada da vacina.
Como a vacina contra Hepatite B protege contra a Hepatite D?
O vírus da Hepatite delta infecta portadores crônicos do vírus da Hepatite B. Como a vacina protege dessa última condição, não há infecção pelo vírus Delta..
A vacina contra Hepatite B é segura para mulheres grávidas?
Sim. É segura para a mulher e para o feto. Pode ser aplicada em qualquer fase da gestação.
Qual é a duração da imunidade proporcionada pela vacina contra Hepatite B?
Não há relato de perda da proteção na literatura.
Existem efeitos colaterais de longo prazo associados à vacina contra Hepatite B?
Não.
Como a vacina contra Hepatite B é produzida?
A vacina contra hepatite B consiste de uma proteína de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) produzida em células de fungo (S.cerevisiae), por recombinação.
A vacina contra Hepatite B pode ser administrada juntamente com outras vacinas?
Sim. Não interfere em outras vacinas.
Como devo proceder se tiver uma reação alérgica após a vacinação?
Retornar imediatamente ao local de aplicação ou procurar seu médico.