A Febre amarela é uma doença infecciosa viral febril aguda que pode ser transmitida por mosquitos infectados e que não possui transmissão direta de pessoa a pessoa.
A vacina de febre amarela é indicada para todos que residem em regiões com circulação do vírus, como o estado de Minas Gerais, por exemplo, ou para pessoas que vão viajar para regiões que solicitem a aplicação da vacina.
A vacina contra a febre amarela é indicada para residentes em áreas de risco e viajantes que irão para países que exigem a vacinação.
A vacina de febre amarela é exigida dos brasileiros para entrada em vários países, sendo nesse caso necessária a apresentação do CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia).
A vacina da febre amarela é composta de vírus vivo atenuado Cepa 17D-204. A sua imunogenicidade é superior a 95% e se inicia de sete a dez dias após a vacinação.
A administração da vacina da febre amarela é por meio de injeção subcutânea, ou seja, aplicada no tecido adiposo, logo abaixo da derme.
Qual o esquema de aplicação da vacina febre amarela?
Vacina aplicada a partir de 9 meses de idade;
Reforço a partir dos 4 anos de idade;
Acima de 5 anos de idade uma dose (inclusive para os que fizeram só uma dose abaixo de 5 anos);
Adultos não vacinados na infância devem receber uma dose.
Observação: apesar da indicação de dose única para os adultos pelo Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda uma segunda dose 10 anos após a primeira.
Cerca de 5% dos vacinados contra a febre amarela apresentam um quadro de febre e dor no corpo, geralmente iniciando-se no quarto dia após a vacinação.
Reações fatais já ocorreram, simulando a doença. Encefalite pelo vírus vacinal é rara após 1 ano de idade.
A vacina da febre amarela é contraindicada nos seguintes casos:
Dependendo da situação epidemiológica, a vacina contra febre amarela é aplicada em gestantes e HIV positivos sem imunodeficiência, com autorização das autoridades de vigilância epidemiológica.
A vacina contra febre amarela pode ser aplicada simultaneamente a qualquer vacina, evitando-se a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) em crianças menores de 2 anos de idade pela possibilidade de interferência (intervalar 30 dias).
A vacina pode ser aplicada no mesmo dia da vacina varicela, mas caso não seja aplicada no mesmo dia, recomenda-se intervalo de 30 dias.
Para consultar o preço da vacina da febre amarela e os convênios atendidos, basta entrar em contato com a central de atendimento do Centro de Patologia. A vacina contra febre amarela está disponível em nossas unidades ou através do atendimento móvel.
Como a vacina contra febre amarela é armazenada e manuseada antes da aplicação?
Deve ser rigorosamente conservada entre 2 e 8ºC. O manuseio é o rotineiro das salas de vacina.
Posso tomar a vacina contra febre amarela se tiver alergias não relacionadas a ovo ou a componentes da vacina?
Sim. mas essa aplicação deve ser por orientação médica e feita em locais capazes de tratar imediatamente reações alérgicas graves, como UPAs e hospitais.
Como devo monitorar a resposta imunológica após receber a vacina contra febre amarela?
A avaliação da imunização só seria possível em laboratórios especiais de saúde pública, mas essa avaliação não é rotineiramente indicada.
Quais são os procedimentos para obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia se eu perder o documento original?
Atualmente a emissão do Certificado Internacional é feita pelo próprio cidadão. Se houver dúvida, oriente-se com nossa equipe técnica.
Há alguma restrição alimentar ou de atividades físicas antes ou depois de tomar a vacina contra febre amarela?
Não. Não há necessidade de preparação especial.
Em quanto tempo após a vacinação estou protegido contra a febre amarela?
Cerca de 10 dias.
Como devo proceder se tiver uma reação adversa grave após tomar a vacina contra febre amarela?
Procure atendimento médico e comunique-se imediatamente com a equipe do serviço de vacinação que fez a aplicação.