A vacina meningocócica conjugada ACWY oferece proteção contra meningite para crianças acima de 2 meses de idade, adolescentes e adultos.
Ela é capaz de prevenir quatro tipos de meningite e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
A meningite meningocócica trata-se de uma estado grave de meningite bacteriana, considerada altamente contagiosa. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, transmitida por fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.
A vacina meningocócica conjugada ACWY oferece proteção para crianças acima de 2 meses de idade, adolescentes e adultos, com risco de exposição ao meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y, para prevenir a meningite.
A vacina meningocócica ACWY é composta por Oligossacarídeos meningocócicos A, C, W e Y conjugados à proteína CRM197 de C. diphtheriae ou TT toxóide tetânico.
A vacina meningocócica ACWY deve ter aplicação intramuscular (diretamente no tecido muscular).
O esquema de aplicação da vacina meningocócica conjugada depende do fabricante da vacina:
Vacina meningocócica Nimenrix (Pfizer): Entre 2 e 12 meses de idade: duas doses, com um reforço a partir de um ano de idade, intervalo mínimo de dois meses para última dose. A partir de 12 meses uma dose.
Vacina meningocócica Menveo (GSK): Entre 2 e 6 meses, duas doses e um reforço a partir dos 12 meses. Entre 6 e 12 meses, duas doses, sendo a segunda a partir de 12 meses. Entre 12 e 24 meses, duas doses. A partir dos 24 meses, uma dose.
Vacina meningocócica MenQuadfi:utilizada a partir de um ano de idade em dose única.
A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda reforços adicionais.
Após a vacina meningocócica ACWY podem ocorrer eritema, dor local, prurido, mal-estar e febre.
A vacina meningocócica ACWY é contraindicada nos seguintes casos:
Hipersensibilidade a qualquer componente da vacina, incluindo toxóide diftérico;
Doença febril aguda.
Para consultar o preço da vacina meningocócica conjugada ACWY e os convênios atendidos, basta entrar em contato com a central de atendimento do Centro de Patologia, clicando no botão abaixo. Você também pode solicitar a aplicação da vacina através do nosso atendimento móvel.
Ela contem polissacarídeos da cápsula de quatro sorotipos de meningococos. Por estarem conjugados a proteinas esses polissacarídicos provacam robusta resposta imunológica no organismo, o preparando para reagir quando somos infectados pos essas bactérias.
Sim. Mas essa recomendação depende da epidemiologia da doença no país de destino, sendo importante a orientação de um Centro de Medicina de Viagem.
Sim. de acordo com os dados epidemiológicos, as autoridades de saúde podem fazer recomendações especiais de vacinação..
São necessários reforços dependendo da idade de aplicação da vacinação básica. Assim, os vacinados quando crianças devem receber um reforço aos 11 anos de iadae. Os que receberam apenas uma dose aos 11 devem receber nova dose aos 15 anos.
Não há necessidade de preparação especial.
Ela não deve ser aplicadas a pessoas que já apresentaram reações alérgicas graves aos componentes das vacinas meningocócicas. Alergia a outras vacinas podem não contraindicar as vacinas meningocócicas. Consulte um profissional da saúde.
Obrigatoriedade ou não de vacinação é um assunto jurídico que foge do escopo deste documento. O Código de Defesa da Infância e da Adolescência considera que os pais têm que seguir as recomendações das Autoridades Sanitárias quanto à vacinação dos menores. Países podem registrar junto à Organização Mundial da Saúde a exigência de determinadas vacinas para a entrada em seu território.
Essa vacina não é correlacionada com eventos adversos graves. Podem ocorrer reações locais de maior relevância que devem ser relatadas a um profissional de saúde.