O estradiol é um hormônio esteroide, sendo o estrogênio mais importante no corpo humano. Ele é essencial para o desenvolvimento e o funcionamento do sistema reprodutivo feminino e exerce um papel significativo em diversas funções fisiológicas.
Produzido principalmente nos ovários em mulheres e em pequenas quantidades nas glândulas adrenais e nos testículos em homens, o estradiol também é responsável por influenciar outras áreas da saúde, como o metabolismo ósseo e cardiovascular.
O estradiol tem diversas funções no corpo feminino. Sua principal função é amadurecer e depois manter o sistema reprodutivo. Durante o ciclo menstrual, o aumento dos níveis de estradiol causa a maturação e a liberação do óvulo, bem como o espessamento do revestimento do útero para permitir a implantação de um óvulo fertilizado.
O hormônio é produzido principalmente nos ovários, portanto os níveis diminuem à medida que as mulheres envelhecem e diminuem significativamente durante a menopausa.
Nos homens, os níveis adequados de estradiol ajudam na manutenção óssea, na produção de óxido nítrico e na função cerebral. Embora os homens precisem de níveis mais baixos do que as mulheres, eles ainda precisam desse importante hormônio para funcionar bem.
Nas mulheres, o excesso de estradiol tem sido associado à acne, prisão de ventre, perda do desejo sexual, depressão, ganho de peso e alteração no ciclo menstrual, enquanto nos homens, pode ocorrer o desenvolvimento de características femininas (como o aumento das mamas), perda da função sexual ou do tônus muscular.
1. Mulheres
Fase Folicular : 1,2 a 23,3 ng/dL
Pico Ovulatório: 4,1 a 39,8 ng/dL
Fase Lútea: 2,2 a 34,1 ng/dL
Menopausa: até 5,5 ng/dL
2. Gestantes:
• 1.º trimestre: 269 a 416 ng/dL
• 2.º trimestre: 1884 a 2513 ng/dL
• 3.º trimestre: 2920 a maior de 3000 ng/dL
3. Homens: 1,1 a 4,3 ng/dL
4. Crianças de 1 a 10 anos: 0,6 a 2,7 ng/dL
A determinação de E2 é utilizada clinicamente na avaliação da ginecomastia em homens, tumores ovarianos e testiculares produtores de estrogênio e na hiperplasia do córtex adrenal. As indicações clínicas adicionais, entre outras, são o monitoramento da terapia de fertilidade e a determinação do momento da ovulação no âmbito da fertilização in vitro.
O exame de estradiol é feito a partir de uma coleta de sangue realizada através de acesso venoso, geralmente no braço, e então é processada na área técnica do laboratório.
A amostra deve ser colhida preferencialmente até o quinto dia após o início do ciclo menstrual, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, ou conforme solicitação médica (escrita ou verbal).
O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.
Cuide de sua saúde no Centro de Patologia Clínica, uma rede com sete laboratórios que prestam serviços e procedimentos diagnósticos com excelência técnica e ética. Confira a unidade mais próxima.
Se você está em Natal, Parnamirim ou Zona Norte também pode contar com o atendimento móvel para coleta de amostras, vacinas e testes genéticos. Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pela Central de Relacionamento 4004-3220.