Indicado para fins de triagem de cargos públicos, renovação de carteira de habilitação, competições esportivas, entre outros, o exame toxicológico é o exame capaz de detectar a presença de substâncias químicas tóxicas ou drogas no organismo de uma pessoa.
O Centro de Patologia Clínica, em parceria com a Toxicologia Pardini, disponibiliza o exame toxicológico de larga janela de detecção com aprovação do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
Vale lembrar que somente o exame toxicológico de larga janela atende aos requisitos da Lei 13.103/2015 para obtenção e renovação da CNH.
Clique no botão do WhatsApp para tirar suas dúvidas e agendar seu exame!
O exame toxicológico é um exame que tem o objetivo de verificar o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas em um período que varia de 90 a 180 dias antes da coleta (no caso de exame toxicológico de larga janela de detecção).
Uma exigência da Lei Federal 13.103/2015 – a “Lei do Caminhoneiro” – estabeleceu que todo motorista deve realizar o exame toxicológico para obter a CNH nas categorias C, D ou E.
Além disso, o exame também é obrigatório em casos de alteração de categoria da CNH, para a renovação da CNH e a cada 2 anos e 6 meses, conforme a Lei Federal nº 14.071/20, que institui o Toxicológico Periódico.
Em 2017, o exame toxicológico passou a ser exigido nas admissões e desligamentos de motoristas profissionais contratados no regime CLT e também é necessário para outros grupos profissionais, como os militares.
Já em 2022, a Portaria 3.795, publicada no Diário Oficial da União pelo Ministro de Estado da Defesa, estabeleceu que os Exames Toxicológicos são obrigatórios para os ingressantes e para os membros já efetivos das Forças Armadas.
Entre as principais drogas detectadas temos a Maconha e derivados, Cocaína, Crack, Merla, Codeína, Anfepramona, Ecstasy, Anfetaminas, Heroína e Metanfetaminas. Se quiser saber mais sobre os tipos de drogas detectadas no exame toxicológico, clique aqui.
Para realizar o exame toxicológico é necessário realizar a coleta de pequenas amostras de cabelos (quando possuem mais de 3cm de comprimento) ou pêlos (de partes do corpo como pernas, braços e axilas), que são retirados rente à raiz de forma indolor. A coleta é bastante rápida e o paciente é brevemente liberado.
O exame toxicológico é capaz detectar o consumo de drogas nos últimos três meses (90 dias) por meio da análise de amostras de cabelo. Para a análise feita em pêlos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias).
Se você está buscando onde fazer o exame toxicológico no Rio Grande do Norte, o Centro de Patologia Clínica é a sua melhor opção. Presente no mercado há mais de 45 anos, temos parceria com a Toxicologia Pardini, referência nesse tipo de exame e credenciamento do Denatran.
São diversas unidades espalhadas pela cidade, mas você pode realizar o agendamento sem sair de casa entrando em contato com nossos atendentes através do WhatsApp.
Clique no botão abaixo!
A validade do exame toxicológico varia dependendo do propósito para o qual é realizado. Para motoristas profissionais, o exame tem validade de 90 dias a partir da data da coleta da amostra. Em casos legais ou judiciais, a validade pode ser determinada pelas autoridades competentes.
Para rastreamento de drogas em um ambiente de trabalho, a validade pode depender das políticas internas da empresa. É importante consultar as autoridades ou empregadores para obter informações precisas sobre a validade do exame toxicológico em cada situação específica.